30 março 2009

Da Bananeira não só a Banana

Estamos acostumados a aproveitar da bananeira apenas seu fruto, a banana, porém um grupo de pesquisadores descobriu recentemente que com o pseudocaule da bananeira ( parecem folhas nascendo na lateral do caule verdadeiro) pode-se preparar uma bebida isotônica.
A bebida isotônica é rica em nutrientes e sais minerais e está na mesma concentração dos líquidos do nosso organismo, por isso serve para reposição de agua e sais minerais após transpiração.
A vantagem dessa bebida é que é um isotônico natural, sem a adição de conservantes ou corantes artificiais, diferente de todos os que estão no mercado atualmente.
Além disso será reaproveitado uma parte até então inutil da bananeira o que nos leva a uma economia sustentável. Claro que para ser comercializado ainda são necessários alguns testes, como contaminação por insceticidas ou organismos microbilogicos nessa parte da árvore.
Mas tudo indica que em pouco tempo teremos a disposição essa isotônico totalmente natural, pois após avaliação química soube-se que para ficar pronto, apos sua extração só é necessário adição de açúcar. E o melhor, como matéria -prima (pseudo caule da bananeira) não falta, a promessa é de preços baixos!




26 março 2009

Colesterol: Amigo ou Inimigo?

Essa apresentação de slides foi desenvolvida pela pfizer, uma industria farmaceutica que está em dia com sua responsabilidade social. Ela explica de modo fácil o que é o bom e mau colesterol, os problemas que o colesterol alto ocasiona e como combate-lo. É muito interessante e resumido então deem uma olhadinha até o fim que vale a pena!

25 março 2009

Fumar Mata! E não só você...


Todo mundo sabe que o o tabagismo faz muito mal a saúde. Por razões diversas as pessoas decidem começar a fumar e a dependência química que a nicotina causa deixa difícil perder o vício. Mas motivos não faltam para que a força de vontade exista, pois apesar de ser difícil não é impossível.
A fumaça do cigarro possui aproximadamente 4720 substâncias tóxicas, dentre elas 60 são cancerígenos comprovados. O cigarro pode causar mais de 50 doenças diferentes, afetando todo o organismo, como câncer em diversos lugares, hipertensão, enfarto, derrame, impotência sexual, bronquite cronica entre outras.
O pior é que os fumantes prejudicam também as pessoa que convivem com eles, os chamados fumantes passivos. O tabagismo passivo é a terceira causa de morte evitável no mundo!
Como o medo dem muitas pessoas é engordar ao parar de fumar, coloco aqui dez dicas da Associação Americana de Pulmão para as pessoa que estão tentando largar esse vício não engordarem:

1. Faça o não fumar a sua prioridade número 1 ;
2. Monitorize o seu peso: pese-se pelo menos uma vez por semana;
3. Saiba o que você está comendo;
4. Faça refeições bem balanceadas regularmente;
5. Não coma mais do que você gasta em calorias;
6. Limite os beliscos;
7. Evite os doces.
8. Quando comer fora, coma com prudência;
9. Coma devagar e apoie o garfo entre cada garfada;
10. Faça exercícios regularmente.

Parar de fumar não é fácil, é preciso força de vontade e planejamento, mas é algo de extrema necessidade, para sua saúde e de quem convive com você. S não esta conseguindo sozinho procure orientação, já foram desenvolvidos vários métodos para se parar de fumar, como este do Hospital da Universidade de São Paulo :

http://www.tabagismo.hu.usp.br/ajuda.htm

Vamos tirar o tabagismo do topo das causas de morte!




Rubeola: Vacine-se!


A rubeola é uma doença extremamente contagiosa que se ñ controlada pode facilmente se transformar em epidemia. Ao adquirir a doença a pessoa fica com o virus incubado durante aproximadamente 7 dias dentro de seu corpo, sem apresentar nenhum sintoma, porém transmitindo a doença para outras pessoas. Apos esse periodo a doença começa a se manifestar: febre, manchas vermelhas pelo corpo e inchaço na região do pescoço são seus prioncipas sintomas. A rubeola ñ tem tramento, mas é importante procurar um medico para quie os sintomas sejam tratados. Dura entre 5 a 10 dias e apos esse periodo, a pessoa continua transmitindo o viruas durante mais 5 a 7 dias.

Entretanto, 59% dos cassos de Rubeola são assimtomaticos, ou seja, a pessoa não apresenta nenhum sintoma dos descritos acima,mas possui o virus dentro de seu corpo e por isso pode transmiti-lo. Esses sâo casos mais graves de transmissâo pois quando os sintomas aparecem o doente é isolado do contato com outras pessoas ao máximo, porém nesses casos assimtomaticos isso não tem como ser feito. Ela ataca adultos e crianças, apesar de ser tipicamente o que podmos chamar de doença de infância.

Apesar de não haver tratamento específico há prevenção. A vacina contra rubeola é muito eficaz e indicada para todas as crianças e adultos que não tiveram contato com a doença. E o melhor: é dada de graça pelo governo! Então aproveite a campanha de vacinação contra a rubeola e leve seu filho para ser protegido e aproveite para se vacinar também caso não tenha tido contato com a doença.




20 março 2009

Filtro Solar

O sol emitia vários tipos de radiações que chegam aqui na terra, uma delas, os raios UV, são extremamente prejudiciais ao nosso corpo. Ao atingir nosso pele, essa radiação quebra algumas moléculas que constituem nosso corpo, dando origem a radicais livres. Como já explicado em outros posts esses radicais são muito reativos e causam o câncer.
Como já dito naquela musica, Filtro Solar, um conselho bom e comprovado cientificamente é "Use filtro solar!", não apenas quando esta aquela sol quente, em dias nublados, no inverno, crie o habito de passar filtro solar sempre que sair de casa! Apesar de algumas vezes não vermos o sol a radiação que ele emite esta sempre chegando na Terra.
A camada de ozônio era a responsável por filtrar essa radiação cancerígena, mas sempre passa um poco e ainda agora com o gigante buraco que nos produzimos nela, a filtragem ficou muito ineficiente. É necessário também usar oculos escuros todo dia, pois as radiações do sol afetam negativamente o olho, mas isso já é uma outra historia.
Termino essa dica com um clip da musica "Filtro Solar" que além de falar sobre a proteção contra o sol, fala muitas outras verdades!

19 março 2009

Diabetes e o Olho

Como informamos através de um simpático vídeo em post anterior, existem dois tipos de diabetes. A do tipo um, menos freqüente ocorre por determinação genética, ou seja, a pessoa já nasce com ela e tal doença e hereditária. A diabete do tipo 2, a mais comum entre a população, é resultado do modo de vida do individuo.
Em ambos os casos há uma ausência de insulina, um hormônio que “carrega” o açúcar (glicose) que temos no sangue para dentro da célula. O excesso de açúcar no sangue compromete muitos órgãos do nosso corpo, mas um dos mais gravemente afetado é o olho.
Por não ter um suprimento de sangue adequado, diversos problemas podem ser causados no olho. Pode haver um problema na inervação, fazendo com que as glândulas lacrimais não produzam lagrima e o olho seque, causando, nos casos mais graves, feridas nos olhos. Com os nervos comprometidos pode haver uma paralisia parcial de um dos olhos, causando o estrabismo.
A diabetes pode levar a cegueira e os casos não são tão raros. Na população mundial entre 20 e 60 anos a diabetes é a principal causa de cegueira. Por isso é muito importante que a pessoa diabética vá ao oftalmologista (médico que cuida dos olhos) regularmente, pois se detectado o problema no inicio, este tem tratamento muito eficaz.

16 março 2009

O poder da Atividade Física na Saúde.

A internet tem se expandido, as televisões estão com novas tecnologias, com a imagem melhor, os vídeos-game estão cada vez mais realista convidando a todos nós que vivemos nessa era moderna a nos sentar e passar a maior parte do nossa tempo livre apreciando essas inovações. Com isso o sedentarismo vem aumentado,e consequentemente as doenças atreladas a ele.
Realizar atividades físicas causa um bem enorme a nossa saúde. A pratica de qualquer tipo de esporte combate, comprovadamente, stress e a ansiedade, é um aliado contra a depressão pois aumenta a auto-estimada pessoa, evita doenças cardicas pois acelera o metabolismo evitando a diabetes e o colesterol. A atividade física ajuda a oxigenar melhor o cérebro aumentando o poder de concentração e os reflexos.
Ninguém está falando para você entrar em um time de futebol, fazer aulas de natação todos os dias nem nada do gênero. Simples mudanças de habito podem ajudar uma pessoa ser mais ativa. Aproveitando todo esse incentivo que o governo esta dando, construindo ciclovias e emprestando bicicletas gratuitamente pode-se trocar o ônibus pela bicicleta na hora de ir para o trabalho ou casa de um amigo, além de ajudar seu corpo estará preservando o meio ambiente. Se o caminho for longo, você pode descer dois ou três pontos antes e caminhar o resto do percurso.
Prefira sempre ir caminhar no parque com su família no fim de semana do que ficar dois dias inteiro sentados em gente a uma tv de plasma.
Realizar atividades físicas é uma forma de você cuidar e proteger sua saúde sem ter que pagar por isso.

15 março 2009

Dengue: Vamos evitar!





Nos ultimos anos a dengue tem sido foco da midia devido ao seu alto índice de vítimas. Apesar de seus simtomas parecerem com o de uma gripe. casos mais serios da doença com a dengue hemorragica pode matar! Ainda não foi desenvolvida nenhuma vacina contra esse virus, mas sabemos que ele é transmitido por um mosquitinho, o Aedes aegypti, que se procria em agua parada e limpa. O melhor jeito de evitar a doença e não deixar que seu vetor, ou seja, o mosquito se procrie já que apenas um desses pode infectar até 300 pessoas em 45 dias de vida. Diversas campanhas do governo tem icentivado e educado a não deixar água parada, mas o que muitos não sabem é que até uma tampinha de garrafa pet cheia de água ja é suficiente para que o osquito coloque seus ovinhos. Aqui vai então uma lista de alguns lugares que a maioria das pessoas esquece de se preocupar na luta contra a dengue. Destacando que so vou colocar os lugares menos comuns, pois os comuns todos vemos nas midias quase que diariamente e acredito que todos tomem cuidado. Então aqui vai:


Plantas em água para enraizar => Manter a boca do recipiente protegida por algodão, papel alumínio, tecido, etc ;


Bromélias ou plantas que acumulam água => Lavar com mangueira 2 vezes por semana;


Ocos das árvores, bambus => Preencher com serragem ou areia;


Muros com cacos de vidro => Preencher com masa ou areia;


Ar-condicionado => Cuidar para que a água não fique depositada nas bandejas de coleta;


Lixeiras externas => Fazer furos na parte inferior;


Vasilhame a ser descartado (casca de coco, latas de refrigerantes, copo plástico), garrafas, embalagens, etc. => Furar, amassar, cortar, picar, etc. de maneira que não se transformem em recipientes nos locais finais de depósito;


Bebodouros de animais domesticos => Diminuir o número de bebedouros, escová-los quando trocar a água;


Ralos com pouco uso =>Mantê-los isolados com um filme plástico, jogar água sanitária 2 vezes por semana.


Com essas dicas mais as que ouvimos todos os dias ( Colocar garrafas viradas pra baixo, areia no pratinho das plantas e etc.) com certeza evitaremos a dengue! Mas lembre-se: é necesario você tomar essas atitudes e incentivar todos da sua vizinhança a faze-lo também, assim todo mundo sai ganhando!




13 março 2009

Banho quente causa envelhecimento precoce?







A resposta para essa pergunta é sim! A água muito quente retira o manto-lipídico, fina camada de gordura que protege a pele. Não só a água quente mas também a bucha em excesso retira essa proteção natural da pele. Sem ela a pele perde muita água e fica ressecada, perde a elasticidade causando o famoso envelhecimento precoce. Sem a camada de gordura a pele fica frágil, exposta as bactérias aumentando o risco de infecção.

Além disso, a água quente abre os poros em demasia facilitando a entrada de agentes externos que podem causar acne (espinha) cravos e irritação (coceira e vermelhidão).

Por isso é sempre bom utilizar cremes hidratantes após o banho, mas o melhor mesmo é Omar banhos mornos no inverno e aproveitar o calor do verão para tomar banhos com a água na temperatura ambiente, além de estar cuidando da sua pele estará economizando energia. O planeta agradece!

12 março 2009

Malária: Histórico.

É sempre bom sabermos como as doenças se comportam ao longo da história para podermos evita-las melhor. Por isso aqui vai o historico da malária, uma doença muito perigosa que ao contrário do que muitos pensam, ainda está bem ativa. Apesar do texto que eu elaborei ter ficado um poco grande, vale a pena ler para ficar sabendo tudo sobre malária!








A malária é uma doença que acomete o homem desde a pré-história. Originada provavelmente no Continente Africano, acompanhou a migração do ser humano. A chegada da doença na América ainda hoje é discutida, já que não se dispõe de informações confiáveis. Há hipóteses como viagens transpacíficas em tempos remotos e viagens de colonizadores espanhóis e portugueses a partir do século XVI.Apesar de a associação com a malária ser incerta, existem referências a febres sazonais e intermitentes em textos religiosos e médicos bastante antigos, que relacionavam a doença à punição de deuses e presença de maus espíritos. No século V a.C., Hipócrates foi o primeiro médico a descartar a superstição e relacionar a doença às estações do ano ou aos locais freqüentados pelos doentes. Também foi o primeiro a descrever detalhadamente os sintomas da malária. No século II d.C., diversos médicos gregos e romanos deixaram várias referências sobre a doença, que ocorria em epidemias na Grécia, Itália e diversas partes da Europa, onde era conhecida como "Febre Romana".Durante quase 1500 anos pouco foi acrescentado ao conhecimento sobre a doença e seu tratamento. Finalmente no século XVII ocorreu a observação por padres jesuítas da utilização, por populações indígenas da América do Sul, da casca de uma árvore nativa para o tratamento de alguns tipos de febre. Seu uso se espalhou rapidamente pela Europa e passou a ser conhecido como "pó dos jesuítas". Seu princípio ativo, o quinino, foi isolado em 1820.No século XVIII a doença recebeu o nome italiano de "mal aire", que significa mau ar ou ar insalubre, já que na época acreditava-se que era causada pelas emanações provenientes dos pântanos.No final do século XIX, quando bacteriologistas e patologistas estavam descobrindo as causas de diversas doenças infecciosas, com a observação de alterações em órgãos e tecidos e notando o papel de insetos na transmissão de algumas doenças, é que o conhecimento sobre a malária passou por um período de importantes descobertas. Em 1880, o médico do exército francês Charles Alphonse Laveran, foi o primeiro a observar e descrever parasitas da malária no interior de glóbulos vermelhos humanos. Em 1897, o médico britânico Ronald Ross, encontrou formas do parasita da malária no interior de um mosquito o qual havia se alimentado com o sangue de um doente, descobrindo a forma de transmissão da malária. O quadro completo do ciclo de desenvolvimento do parasita da malária no homem e na fêmea do mosquito Anopheles foi obtido posteriormente pelos pesquisadores italianos Amico Bignami, Giuseppe Bastianelli e Batista Grassi, em estudos realizados entre 1898 e 1899.Durante a primeira metade do século XX muitas pesquisas eram dedicadas ao controle da malária, especialmente no sentido de reduzir ou eliminar a presença de criadouros do inseto transmissor, o que se mostrou bastante eficiente em algumas situações. Exemplo maior, foi a eliminação da infestação pelo Anopheles gambiae, mosquito de origem africana e talvez o melhor vetor da doença no mundo, que no final da década de 1930 invadiu a região nordeste do Brasil.Por outro lado, as dificuldades no fornecimento do quinino durante a Primeira Guerra Mundial estimularam pesquisadores alemães para a obtenção de antimaláricos sintéticos, culminando com o desenvolvimento da pamaquina (1924), mepacrina (1930) e cloroquina (1934).Paralelamente, eram desenvolvidos estudos para a síntese de substâncias com ação inseticida, que apresentaram seu ápice em 1942, com a obtenção por Paul Muller do composto dicloro-difenil-tricloroetano (D.D.T.), que apresentava grande atividade inseticida, grande poder residual e baixo custo.Com base nos conhecimentos adquiridos sobre o inseto transmissor, que apresentava atividade no interior dos domicílios, sendo que após absorver sangue repousava por horas nas paredes internas das casas, nas características do DDT, que poderia ser aplicado nas paredes, e na existência de drogas efetivas para o tratamento, muitos foram levados a crer na possibilidade de a doença ser erradicada, pela eliminação do parasita e não necessariamente do mosquito.Tendo sido este conceito adotado na Assembléia Mundial de Saúde em 1955, a Organização Mundial da Saúde lançou em 1957 as bases para a Campanha Mundial de Erradicação da Malária, que incluía uma fase preparatória, com a identificação de todas as áreas malarígenas, seguida de uma fase de ataque, com a borrifação semestral de DDT nos imóveis. A terceira fase, de consolidação, minimizava a possibilidade de reativação de focos de transmissão e por último a fase de manutençãoComo conseqüência, por volta de 1970, os programas de erradicação haviam livrado do risco da doença cerca de 53% da população residente em áreas malarígenas, evitando milhões de mortes e contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico de grandes áreas, especialmente na Ásia, sul e sudeste da Europa e nas Américas.Entretanto, devido à redução das atividades de controle, crises econômicas, aumento dos custos dos inseticidas, surgimento de resistência dos resistentes aos inseticidas e dos parasitas aos antimaláricos, a situação se deteriorou na década de 1980 e, exceção feita à Europa e América do Norte, ocorreu o aumento progressivo no número de casos na maioria dos países. Isto levou à revisão da estratégia global de erradicação e à decisão de adotar atividades de controle integradas a programas nacionais de longo termo, visando reduzir os níveis de transmissão, contando com a participação da comunidade, para alcançar êxito nas atividades que dela dependessem. Desta forma, aliando-se medidas de controle do vetor, acesso ao diagnóstico laboratorial e tratamento eficaz e imediato, tornou-se possível ao menos obter redução significativa da mortalidade por malária. Porém, ainda hoje a doença se faz presente em cerca de 100 países, especialmente na África, Ásia e Américas Central e do Sul.




Espero que vc tenham conseguido as informações necessarias! Logo mais haveram novas informações sobre a malaria e outras doenças.

11 março 2009

Propriedades Medicinais na Uva


A uva é uma fruta deliciosa, principalmente para se comer geladinha no verão. Mas suas vantagens não param por ai. Uma pesquisa recente revelou que a especiade uva mas consumida aqui no Brasil, a uva Isabel (Vitis labrusca) tem poder antioxidante, ou seja, combate os radicais livres presentes no nosso organismo.
Radicais livres são moléculas extramamente reativas que, em alguns casos, causam o câncer além de favorecer o envelhecimento precoce e as doenças cardiovasculares (envolvendo o coração).
A pesquisa revelou ainda que essa ação contra os radicais é mais eficiente no extrato da fruta. O melhor é pegar a uva direto do pé e comer com casca e tudo ja que as substancias antioxidantes estão localizadas na casca da fruta. Pode tambem beber o suco de uva, mas deve ser natural e com a fruta inteira triturada, pois a pesquisa revelou que os sucos industrializados não tem essa propriedade, pois o processo de industrialização utiliza elevadas temperaturas que egradam os antioxidantes. Agora é so saborear essa maravilhosa fruta e desfrutar de seus bens a saude!



Notebook : Compare os preços no Kuantokusta.com.br

10 março 2009

Inseticidas: Não matam só os insetos!







O verão chegou e com todo esse calor chegam também aqueles insetos inoportunos que impedem a gente de durmir bem, como se o calor excessivo já não fizess isso. Noverão aumentam também os casos de Dengue, transmitida por um mosquito, sem falar na infestação de baratas que invadem as casas.
Por todos esses motivos os inseticidas domésticos são usados abusivamente nessa estação do ano. Mas deve-se tomar cuidado!
Os inseticidas domésticos de todos os tipos (aerosois, pastilhas, liquidos para aparelhos elétricos, iscas, espirais, etc.) possuem um coponentes chamados piretroides, são compostos orgânicos que apesar de apresentarem baixa toxidade não são totalmente inonfesiveis a nós humanos.
Desde de ataques de asma, passando por dores de cabeça, formigamentos, irritações na pele, convulções até a morte podem ser sintomas de intoxicação por piretroides.
Alguns inseticidas, de pior qualidade, possuem, substituindo os piretroides, compostos organofosforados que são mais nocivos ainda! Eles causam interferência na transmissão neural o que pode causar depressão e ansiedade, além de causar vomitos, tonturas e pode levar a morte. Por isso na hora de comprar esses produtos economizar não é um bom negócio.
O ideal e usar os inseticidas com moderação, ou não usa-los, principalmente se houver crianças pequenas na casa, pois ao passar o inseticida tudo na casa fica contaminao por um tempo, chão, parede e até os brinquedos. Para a criança tocar em uma dessas partes e depois levar a mão para a boca não é muito dificil... Por isso que as principais vitimas de intoxicação por inseticidas domésticos são as crianças.
Se você não aguenta de jeito nenhum esses insetos em sua casa, tente usar outras medidas como por exemplo colocar tela nas portas e janelas, além do uso do nosquiteiro elétrico que é bem eficaz e não se utiliza de produtos químicios (mata os mosquitos com choque).

08 março 2009

Contato



Comuniquem-se conosco!

O e-mail do site é:

Ou clique na figura da barra lateral (Guia Contato)
De sua opinião sobre o bçlog, as postagens e os temas. Critique o que você não gostou, mande duvidas, sugestões de temas, enfim sinta-se livre para mandar o que quiser que tudo será bem acolhido!
Tenha a certeza que você não ficara sem resposta. Seu e-mail é muito importante para que eu possa aprimorar o site e melhorá-lo cada vez mais!

07 março 2009

Diabetes

Essa doença nem um pouco rar vem crescendo muito entre a população nos ultimos anos. Na realidade existem dois tipos de diabetes. Otipo 1 esta ligado a genetica da pessoa e ñ tem como ser prevenido, a pessoa ja nasce com a doença. O tiopo 2 decorre do modo de vida da pessoa e é ese que predomina no Brasil. Para explicar melhor como prevenir e agir em caso de diabetes esse vidio é bem didatico e objetivo. Divirtam-se!


Cuide de seu cérebro


Nos anos 90 os pesquisadores descobriram que, ao contrário do que se aceditava até então, as celulas (pequenas partes) do cérebro, chamadas de neurônios se reproduzem ao longo de toda a vida. Recentemente a descoberrta foi ainda maior: há substâncias que estimulam o surgimento de novos neurônios evitando que nosso cérebro perca funçoes basicas como a memória e o raciocínio. Esses substancia podem inclusive colaborar para se evitar o mal de alzheimer e o mal de parkison, doenças ligadas com a mrote de neurônios. Bom, mas qual é esse composto tão matavilhoso e onde encontra-lo ?
É ela a colina! Um nutriente que esta presente em abundancia na gema do ovo e que nosso organismo nãso consegue produzir, portanto depende exclusivamente da nossa alimenta ção para obter. Mas ela não é a única. Não adianta nada estimular a reprodução se o organismo não tiver o m,aterial necessario para a produção das novas celulas nervosas. O material é a glutamina, a quel apesar de o orgnismo produzir não é suficiente portanto precismos ingeri-la. E onde ela está? Na clara do ovo! Por isso é muito bom se alimentar de ovo regularmente, mas lembre-se que o ovo frito comtém muito colesterol portanto é melhor consumi-lo cozido e mesmo assim não se deve comer todos os dias, principalmente quem tem colesterol alto, mas é bom comer 3 vezes por semana para alimentar se cérebro!

Agora que os neurônios ja estão sendo produzindo é necessarios protegermos os que já existem e os que virão a existir e ninguém faz melhor isso que o ômega-3.Esse acido graxo(substância quimica) se incorpora a membrana dos celulas cerebrais protegendo-as. É encontrado principalmente em frutos-do-mar, salmão, bacalhau e no azeite de oliva, daí a importância de temperar a salada com azeite ao invés do óleo.

Com isso vocês tem todas as dicas necessárias para uma alimentação que contibua bastante para a saúde de se cérebro. Bom apetite!


03 março 2009

Hipertensão

A pessoa hipertensa é na realidade uma pessoa que possue pressão alta constantemente. Esse é um problema serio que pode levar a derrames e infartes, e atinge uma grande parcela da população, principalmente apos os 50 anos de idade.
Para explicar melhor hipertensão, as providencias a serem tomadas e as atitudes para evita-la esse video é muito bom! Explica de forma simples e engraçada, assistam que vale a pena:


Guaraná:Uso medicinal




Desde os tempos mais primordios quando os Europeus nem sabiam que esse continente existia on indios ja usavam a Paulinia cupana, popularmente conhecida como guaraná, para fins medicinais.

Por isso muitas pesquisas foram realizadas envolta desse afrodizíaco fruto da amazônia obtendo muitas provas cientificas para os habitos dos indigenas.

Atualmente sabe-se que o guaraná tem propriedades antimutagênicas e antineoplásicas que inibem a formação de tumores malignos, ou seja, consumir guarana evita o cancêr. O guarana melhora o desempenho fisico, retardando a fadiga graças ao seu alto teor de cafeina q atualmente é comprovado cientifivcamente que não faz mal ao nosso organismo.

Uma recém descoberta é que esse frutotem propriedades neuroprotetoras as quais reduzem a perda de memória em portadores do mal de Alzheimer.

Se isso ja não fosse o bastante o guarana ainda previne a asterosclerose, pois reduz em 31% a agregação de plaquetas ( Componente do sangue responsavel pela coagulação).


Esse fruto milagroso do nosso pais serve ainda para quem quer perder uns quilinhos:

Seu extrato reduz o apetite, ajudando a emagrecer e a cafeina presente atua inibindo a formação de novas celulas de gordura. (a cafeina neutraliza o efeito da adenosina, substancia presente no nosso corpo essencial para produção de gordura)

Mas não pense que você pode tomar aquele refriigerante de guarana e sair feliz da vida por todos esses benefícios. Refrigerante, de qualuer sabor faz mal a saúde! Ninguém vai parar de tomar para sempre, mas evitar é bom. Você sabia que em um copo de refrigerante que você toma tem aproximadamente 8 colheres de açucar ? Pois é, é açucar demais!

O melhor e consumir guaraná em forma de xarope que se encontra em muitos lugares e ate em supermercados, ou em sucos misturado com outros componentes como o açai que também é muito benefico, mas esta ja eh uma outra historia.


Fonte: Revista Ciência Hoje, pag. 30

02 março 2009

O blog da Saude!

Estou criando esse blog para ajudar a todos que desejam ter uma vida saudavel!
Podem mandar atraves dos comentarios sugestões e topicos que eu atenderei com prazer! Assim como duvidas sobre a saude.
Logo de cara vai uma dica:
Não tomem remedios sem necessidade! Procurem sempre um medico antes de fazer isso.
Remedios são substancias quimicas que poluem nosso corpo e nunca são bons, o que os medicosfazem é pesar se seus efeitos beneficos contra as doenças compensão seus efeitos maleficos.
Um analgesico quando a dor de cabeça da forte tudo bem, mas não sai tomando qualquer remedio so porque vc ta com uma dorzinha, até porque em 60% dos casos a dor de cabeça é causada por ma alimentação ou esforço excessivo, oque é resolvido apenas comendo ou descansando.
Sejamos saudaveis!