04 abril 2009

Cuidados com a Páscoa


Pois é, otempo passa muito rapido, me lembro como ontem de estar comemorando a virada do ano e agora já é páscoa. Tempo gostoso, chocolate liberado pra todo mundo, principalmente para as crianças que ganham ovos de chocolate de todo mundo, mãe pai tia avo, enfim acabam com pelo menos 5 ovos de chocolate que são devorados em menos de um mês. È ai que está o perigo...
A Pro Teste Associação de Consumidores fez um levantamento e descobriu que os ovos de pascoa contém muito açucar e gordura. O estudo foi feito com 13 tipo de ovos voltados para o publico infantil e 17 pra o publico adulto e mostrou um nivel de açucar e gordura tão altos que o aconselhamento é que crianças menores de 3 anos evitem totalmente o consumo dos povos de páscoa.
Para se ter uma idéia, os ovos são prejudiciais até para a saúde dos adultos. Dois ovos tetados mostraram que o consumo de uma porção de 25 gramas destes já é o suficiente para ultrapassar em 20 % o limite de consumo diario de açucar e gordura aconselhavel para um adulto. Isso significa que se caso você queira comer um pedacinho desse ovo, terá que ser menor que 25 gramas e você não poderá consumir nada que contenha açucar ou gordura pelo resto do dia.
Claro que ninguém vai deixar de consumir os deliciosos ovos de páscoa, nem de presentear seus filhos, mas na hora da compra é bom ficar ligado não so na aparência bonitinha, mas também nos niveis nutricionais dos ovos, para dar para as crianças os que possuem menor nivel de açucar e gorduras totais. Comer com moderação é outra ação simplkes que ajuda você a aproveitar a páscoa sem comprometer sua saúde.



03 abril 2009

Exercício para Emagrecer!


Qual seria o melhor exercício físico quando o objetivo é perder peso? Com certeza muita gente pensa que é a dieta. Com certeza uma dieta bem programada ajuda bastante a perda de peso, mas os exercícios físicos são essenciais, já que a perda de peso consiste em gastar mais energia do que se consome. Não adianta comer pouco, consumir pouca energia e gastar menos ainda.

Claro que os exercícios físicos pesados não são os mais indicados para os sedentários, principalmente para os obesos, pois com certeza não aguentariam, devido a falta de preparo. Mas a gordura só começa a ser queimada depois de um período relativamente longo de pratica esportiva, pois até então o corpo estava utilizando o açúcar presente no sangue como fonte de energia, por isso muitos podem pensar que exercícios físicos leves não ajudam em nada, mas isso não é uma verdade.

De acordo com o médico do esporte Paulo Zogaib, o exercício físico “ensina” o corpo a usar os combustíveis fornecidos pelos alimentos de forma mais eficiente. No sedentário o metabolismo está acostumado a estocar em forma de gordura quase tudo que entra. Como o corpo do sedentário se mexe pouco e gasta pouca energia, as calorias contidas em doces, massas, carnes e frituras vão quase todas aumentar os estoques de gordura dentro das células adiposas.
Quando a pessoa começa a se exercitar, os músculos precisam de mais energia do que estavam acostumados a usar, e o metabolismo é obrigado a se ajustar à nova necessidade. É aí, nesse ajuste, que começam a surgir os benefícios. Um deles é a maior capacidade de transformar gordura armazenada em energia. No sedentário, durante a atividade física, o corpo usa quase somente açúcar (glicose) como combustível. Mas o açúcar sozinho não serve para esforços de longa duração. Na queima do açúcar, fica um resíduo metabólico chamado ácido lático, que causa a dor da cãibra e limita o tempo de esforço. A gordura armazenada é um combustível mais eficiente, e é o condicionamento físico que mostra ao corpo o caminho até ela.

A questão é qual exercício vai ter melhor resultado em cada pessoa. O tempo de esforço que cada um suporta depende do peso corporal, da quantidade de massa muscular, da capacidade de consumo de oxigênio e de muitos outros fatores. Segundo Zogaib, não vale a pena apostar todas as fichas num exercício muito difícil, que vá esgotar suas energias em dois minutos. Nem num muito fácil, que se possa suportar por uma hora mas que não vá mudar nada no metabolismo. “O ideal é procurar um nível de esforço que seja difícil e que se possa continuar por 20 a 30 minutos”, diz.

Os exercícios contínuos de longa duração (caminhada, corrida de fundo, natação) foram por muito tempo considerados a melhor opção para emagrecer. Mais recentemente, no entanto, percebeu-se que é mais fácil perder peso combinando esses exercícios (chamados aeróbicos) com os exercícios de força, que aumentam a massa muscular. Isso porque os músculos são grandes consumidores de energia. A musculação aumenta esse consumo não só durante, mas também horas depois do exercício.

A chave para ter resultado sempre é não se acomodar no esforço confortável. Como o corpo condicionado fica mais capaz de realizar esforço é preciso dificultar um pouco mais o exercício a cada vez. Assim com certeza você estará exigindo mais do seu corpo e queimando mais calorias!

02 abril 2009

Guro da Diabetes

Cientistas britanicos descobriram uma forma de calcular com precisâo o risco que temos de desenvolver diabetes do tipo 2 em até 10 anos.
Foi uma pesquisa de 15 anos nos quais, eles examinaram 2,5 milhões de registros medicos. Com isso eles descobriram 9 fatores que interferem no desenvolvimento de diabetes do tipo 2 : idade, etnia, índice de massa corpórea, tabagismo, nível sócio-econômico, histórico familiar de diabetes, diagnóstico de doença cardiovascular, hipertensão e uso de drogas esteróides.
Os pesquisadores calcularam o quão importante era cada fator e desenvolveram uma "calculadora de diabetes" na qual você coloca seus dados e ela calcula com precisâo qual o risco de você desenvolver diabetes. A calculadora foi disbonibilizada on-line no seguinte endereço:

http://www.qdscore.org

O uico problema é que a pagina esta em ingles, mas aqui vai uma ajudinha:
No primeiro quadrado (Age) informe sua idade, no segundo seu sexo (Male para masculina e Female para feminino). Na terceira linha escolha sua etnia (raça):
=>White or not stated = branco
=>Indin = indigena
=>Pakistani = paquistanes
=>Other Asian = asiático
=>Black Caribean = negro da america central
=>Black African = negro da africa
=>Chinese = chines
=>Other ethnic group = outra etnia

No quarto quadrado ( Postcode) insira seu CEP. As perguntas são as seguintes, ness ordem, marque as de resposta positiva :

Você tem diabetes?
Algum familiar imediato(pai, mãe ou irmãos) tem diabetes?
Você ja teve alguma doença cardiovascular (Ataque do coração, parada cardiaca, etc.) ?
Você fuma ?
Você tem pressâo alta que necessita de tratamento?
Você toma remédios que contém esteróides regularmente?

Nos ultimos quadrados marque seu peso (weight) em Kg e sual altura (height) em cm.

Pronto! Agora e so precionar o botâo CALCULATE e verificar qual a porcentagem de você desenvolver diabetes do tipo 2, e caso essa porcentagem seja alta não deixe de olhar nosso posts anteriores sobre diabetes com dicas para prevenção apenas com mudanças de habitos.