02 abril 2009

Guro da Diabetes

Cientistas britanicos descobriram uma forma de calcular com precisâo o risco que temos de desenvolver diabetes do tipo 2 em até 10 anos.
Foi uma pesquisa de 15 anos nos quais, eles examinaram 2,5 milhões de registros medicos. Com isso eles descobriram 9 fatores que interferem no desenvolvimento de diabetes do tipo 2 : idade, etnia, índice de massa corpórea, tabagismo, nível sócio-econômico, histórico familiar de diabetes, diagnóstico de doença cardiovascular, hipertensão e uso de drogas esteróides.
Os pesquisadores calcularam o quão importante era cada fator e desenvolveram uma "calculadora de diabetes" na qual você coloca seus dados e ela calcula com precisâo qual o risco de você desenvolver diabetes. A calculadora foi disbonibilizada on-line no seguinte endereço:

http://www.qdscore.org

O uico problema é que a pagina esta em ingles, mas aqui vai uma ajudinha:
No primeiro quadrado (Age) informe sua idade, no segundo seu sexo (Male para masculina e Female para feminino). Na terceira linha escolha sua etnia (raça):
=>White or not stated = branco
=>Indin = indigena
=>Pakistani = paquistanes
=>Other Asian = asiático
=>Black Caribean = negro da america central
=>Black African = negro da africa
=>Chinese = chines
=>Other ethnic group = outra etnia

No quarto quadrado ( Postcode) insira seu CEP. As perguntas são as seguintes, ness ordem, marque as de resposta positiva :

Você tem diabetes?
Algum familiar imediato(pai, mãe ou irmãos) tem diabetes?
Você ja teve alguma doença cardiovascular (Ataque do coração, parada cardiaca, etc.) ?
Você fuma ?
Você tem pressâo alta que necessita de tratamento?
Você toma remédios que contém esteróides regularmente?

Nos ultimos quadrados marque seu peso (weight) em Kg e sual altura (height) em cm.

Pronto! Agora e so precionar o botâo CALCULATE e verificar qual a porcentagem de você desenvolver diabetes do tipo 2, e caso essa porcentagem seja alta não deixe de olhar nosso posts anteriores sobre diabetes com dicas para prevenção apenas com mudanças de habitos.

2 comentários:

  1. Quer dizer, e a nutrição nem sequer faz parte do questionário? Não tem qualquer importância a glicémia em jejum, o teste de tolerância à glucose, a hemoglobina glicosilada? Até parece que estamos predestinados geneticamente a ser diabéticos. Não está devidamente considerado o estilo de vida na sua globalidade.

    ResponderExcluir
  2. VEja que o teste refere-se apenas ha um tipo de diabetes no qual, por um defeito genetico, as celulas pode com o decorrer do tempo criarum intolerancia a insulina ( hormonio que transporta a glicose do sangue para dentro das celulas). NAda se fala sobre o diabetes que é desenvolvido principalmente em obesos, este sim tem muita relação com o modo de vida de cada um.

    ResponderExcluir