30 março 2009

Da Bananeira não só a Banana

Estamos acostumados a aproveitar da bananeira apenas seu fruto, a banana, porém um grupo de pesquisadores descobriu recentemente que com o pseudocaule da bananeira ( parecem folhas nascendo na lateral do caule verdadeiro) pode-se preparar uma bebida isotônica.
A bebida isotônica é rica em nutrientes e sais minerais e está na mesma concentração dos líquidos do nosso organismo, por isso serve para reposição de agua e sais minerais após transpiração.
A vantagem dessa bebida é que é um isotônico natural, sem a adição de conservantes ou corantes artificiais, diferente de todos os que estão no mercado atualmente.
Além disso será reaproveitado uma parte até então inutil da bananeira o que nos leva a uma economia sustentável. Claro que para ser comercializado ainda são necessários alguns testes, como contaminação por insceticidas ou organismos microbilogicos nessa parte da árvore.
Mas tudo indica que em pouco tempo teremos a disposição essa isotônico totalmente natural, pois após avaliação química soube-se que para ficar pronto, apos sua extração só é necessário adição de açúcar. E o melhor, como matéria -prima (pseudo caule da bananeira) não falta, a promessa é de preços baixos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário