Nos anos 90 os pesquisadores descobriram que, ao contrário do que se aceditava até então, as celulas (pequenas partes) do cérebro, chamadas de neurônios se reproduzem ao longo de toda a vida. Recentemente a descoberrta foi ainda maior: há substâncias que estimulam o surgimento de novos neurônios evitando que nosso cérebro perca funçoes basicas como a memória e o raciocínio. Esses substancia podem inclusive colaborar para se evitar o mal de alzheimer e o mal de parkison, doenças ligadas com a mrote de neurônios. Bom, mas qual é esse composto tão matavilhoso e onde encontra-lo ?
É ela a colina! Um nutriente que esta presente em abundancia na gema do ovo e que nosso organismo nãso consegue produzir, portanto depende exclusivamente da nossa alimenta ção para obter. Mas ela não é a única. Não adianta nada estimular a reprodução se o organismo não tiver o m,aterial necessario para a produção das novas celulas nervosas. O material é a glutamina, a quel apesar de o orgnismo produzir não é suficiente portanto precismos ingeri-la. E onde ela está? Na clara do ovo! Por isso é muito bom se alimentar de ovo regularmente, mas lembre-se que o ovo frito comtém muito colesterol portanto é melhor consumi-lo cozido e mesmo assim não se deve comer todos os dias, principalmente quem tem colesterol alto, mas é bom comer 3 vezes por semana para alimentar se cérebro!
Agora que os neurônios ja estão sendo produzindo é necessarios protegermos os que já existem e os que virão a existir e ninguém faz melhor isso que o ômega-3.Esse acido graxo(substância quimica) se incorpora a membrana dos celulas cerebrais protegendo-as. É encontrado principalmente em frutos-do-mar, salmão, bacalhau e no azeite de oliva, daí a importância de temperar a salada com azeite ao invés do óleo.
Com isso vocês tem todas as dicas necessárias para uma alimentação que contibua bastante para a saúde de se cérebro. Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário