25 março 2009

Fumar Mata! E não só você...


Todo mundo sabe que o o tabagismo faz muito mal a saúde. Por razões diversas as pessoas decidem começar a fumar e a dependência química que a nicotina causa deixa difícil perder o vício. Mas motivos não faltam para que a força de vontade exista, pois apesar de ser difícil não é impossível.
A fumaça do cigarro possui aproximadamente 4720 substâncias tóxicas, dentre elas 60 são cancerígenos comprovados. O cigarro pode causar mais de 50 doenças diferentes, afetando todo o organismo, como câncer em diversos lugares, hipertensão, enfarto, derrame, impotência sexual, bronquite cronica entre outras.
O pior é que os fumantes prejudicam também as pessoa que convivem com eles, os chamados fumantes passivos. O tabagismo passivo é a terceira causa de morte evitável no mundo!
Como o medo dem muitas pessoas é engordar ao parar de fumar, coloco aqui dez dicas da Associação Americana de Pulmão para as pessoa que estão tentando largar esse vício não engordarem:

1. Faça o não fumar a sua prioridade número 1 ;
2. Monitorize o seu peso: pese-se pelo menos uma vez por semana;
3. Saiba o que você está comendo;
4. Faça refeições bem balanceadas regularmente;
5. Não coma mais do que você gasta em calorias;
6. Limite os beliscos;
7. Evite os doces.
8. Quando comer fora, coma com prudência;
9. Coma devagar e apoie o garfo entre cada garfada;
10. Faça exercícios regularmente.

Parar de fumar não é fácil, é preciso força de vontade e planejamento, mas é algo de extrema necessidade, para sua saúde e de quem convive com você. S não esta conseguindo sozinho procure orientação, já foram desenvolvidos vários métodos para se parar de fumar, como este do Hospital da Universidade de São Paulo :

http://www.tabagismo.hu.usp.br/ajuda.htm

Vamos tirar o tabagismo do topo das causas de morte!




Nenhum comentário:

Postar um comentário