19 março 2009

Diabetes e o Olho

Como informamos através de um simpático vídeo em post anterior, existem dois tipos de diabetes. A do tipo um, menos freqüente ocorre por determinação genética, ou seja, a pessoa já nasce com ela e tal doença e hereditária. A diabete do tipo 2, a mais comum entre a população, é resultado do modo de vida do individuo.
Em ambos os casos há uma ausência de insulina, um hormônio que “carrega” o açúcar (glicose) que temos no sangue para dentro da célula. O excesso de açúcar no sangue compromete muitos órgãos do nosso corpo, mas um dos mais gravemente afetado é o olho.
Por não ter um suprimento de sangue adequado, diversos problemas podem ser causados no olho. Pode haver um problema na inervação, fazendo com que as glândulas lacrimais não produzam lagrima e o olho seque, causando, nos casos mais graves, feridas nos olhos. Com os nervos comprometidos pode haver uma paralisia parcial de um dos olhos, causando o estrabismo.
A diabetes pode levar a cegueira e os casos não são tão raros. Na população mundial entre 20 e 60 anos a diabetes é a principal causa de cegueira. Por isso é muito importante que a pessoa diabética vá ao oftalmologista (médico que cuida dos olhos) regularmente, pois se detectado o problema no inicio, este tem tratamento muito eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário