10 março 2009

Inseticidas: Não matam só os insetos!







O verão chegou e com todo esse calor chegam também aqueles insetos inoportunos que impedem a gente de durmir bem, como se o calor excessivo já não fizess isso. Noverão aumentam também os casos de Dengue, transmitida por um mosquito, sem falar na infestação de baratas que invadem as casas.
Por todos esses motivos os inseticidas domésticos são usados abusivamente nessa estação do ano. Mas deve-se tomar cuidado!
Os inseticidas domésticos de todos os tipos (aerosois, pastilhas, liquidos para aparelhos elétricos, iscas, espirais, etc.) possuem um coponentes chamados piretroides, são compostos orgânicos que apesar de apresentarem baixa toxidade não são totalmente inonfesiveis a nós humanos.
Desde de ataques de asma, passando por dores de cabeça, formigamentos, irritações na pele, convulções até a morte podem ser sintomas de intoxicação por piretroides.
Alguns inseticidas, de pior qualidade, possuem, substituindo os piretroides, compostos organofosforados que são mais nocivos ainda! Eles causam interferência na transmissão neural o que pode causar depressão e ansiedade, além de causar vomitos, tonturas e pode levar a morte. Por isso na hora de comprar esses produtos economizar não é um bom negócio.
O ideal e usar os inseticidas com moderação, ou não usa-los, principalmente se houver crianças pequenas na casa, pois ao passar o inseticida tudo na casa fica contaminao por um tempo, chão, parede e até os brinquedos. Para a criança tocar em uma dessas partes e depois levar a mão para a boca não é muito dificil... Por isso que as principais vitimas de intoxicação por inseticidas domésticos são as crianças.
Se você não aguenta de jeito nenhum esses insetos em sua casa, tente usar outras medidas como por exemplo colocar tela nas portas e janelas, além do uso do nosquiteiro elétrico que é bem eficaz e não se utiliza de produtos químicios (mata os mosquitos com choque).

2 comentários:

  1. Olá meu caro, já coloquei um link para o seu blog no meu, estou aguardando o backlink do seu blog para o meu.

    http://informesaude.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O pior que achava cheiroso o cheiro de inseticida e perfumava a casa com isso, porque além de gostar do cheiro minha casa ficava limpa, agora que sei que é mortal vou procurar outro perfume e vou usar com moderação.

    ResponderExcluir