15 março 2009

Dengue: Vamos evitar!





Nos ultimos anos a dengue tem sido foco da midia devido ao seu alto índice de vítimas. Apesar de seus simtomas parecerem com o de uma gripe. casos mais serios da doença com a dengue hemorragica pode matar! Ainda não foi desenvolvida nenhuma vacina contra esse virus, mas sabemos que ele é transmitido por um mosquitinho, o Aedes aegypti, que se procria em agua parada e limpa. O melhor jeito de evitar a doença e não deixar que seu vetor, ou seja, o mosquito se procrie já que apenas um desses pode infectar até 300 pessoas em 45 dias de vida. Diversas campanhas do governo tem icentivado e educado a não deixar água parada, mas o que muitos não sabem é que até uma tampinha de garrafa pet cheia de água ja é suficiente para que o osquito coloque seus ovinhos. Aqui vai então uma lista de alguns lugares que a maioria das pessoas esquece de se preocupar na luta contra a dengue. Destacando que so vou colocar os lugares menos comuns, pois os comuns todos vemos nas midias quase que diariamente e acredito que todos tomem cuidado. Então aqui vai:


Plantas em água para enraizar => Manter a boca do recipiente protegida por algodão, papel alumínio, tecido, etc ;


Bromélias ou plantas que acumulam água => Lavar com mangueira 2 vezes por semana;


Ocos das árvores, bambus => Preencher com serragem ou areia;


Muros com cacos de vidro => Preencher com masa ou areia;


Ar-condicionado => Cuidar para que a água não fique depositada nas bandejas de coleta;


Lixeiras externas => Fazer furos na parte inferior;


Vasilhame a ser descartado (casca de coco, latas de refrigerantes, copo plástico), garrafas, embalagens, etc. => Furar, amassar, cortar, picar, etc. de maneira que não se transformem em recipientes nos locais finais de depósito;


Bebodouros de animais domesticos => Diminuir o número de bebedouros, escová-los quando trocar a água;


Ralos com pouco uso =>Mantê-los isolados com um filme plástico, jogar água sanitária 2 vezes por semana.


Com essas dicas mais as que ouvimos todos os dias ( Colocar garrafas viradas pra baixo, areia no pratinho das plantas e etc.) com certeza evitaremos a dengue! Mas lembre-se: é necesario você tomar essas atitudes e incentivar todos da sua vizinhança a faze-lo também, assim todo mundo sai ganhando!




Um comentário:

  1. Parabens. Gostei bastante do seu blog e, aceitando o convite ja o adicionei a minha lista. Abraço.

    ResponderExcluir