25 março 2009

Rubeola: Vacine-se!


A rubeola é uma doença extremamente contagiosa que se ñ controlada pode facilmente se transformar em epidemia. Ao adquirir a doença a pessoa fica com o virus incubado durante aproximadamente 7 dias dentro de seu corpo, sem apresentar nenhum sintoma, porém transmitindo a doença para outras pessoas. Apos esse periodo a doença começa a se manifestar: febre, manchas vermelhas pelo corpo e inchaço na região do pescoço são seus prioncipas sintomas. A rubeola ñ tem tramento, mas é importante procurar um medico para quie os sintomas sejam tratados. Dura entre 5 a 10 dias e apos esse periodo, a pessoa continua transmitindo o viruas durante mais 5 a 7 dias.

Entretanto, 59% dos cassos de Rubeola são assimtomaticos, ou seja, a pessoa não apresenta nenhum sintoma dos descritos acima,mas possui o virus dentro de seu corpo e por isso pode transmiti-lo. Esses sâo casos mais graves de transmissâo pois quando os sintomas aparecem o doente é isolado do contato com outras pessoas ao máximo, porém nesses casos assimtomaticos isso não tem como ser feito. Ela ataca adultos e crianças, apesar de ser tipicamente o que podmos chamar de doença de infância.

Apesar de não haver tratamento específico há prevenção. A vacina contra rubeola é muito eficaz e indicada para todas as crianças e adultos que não tiveram contato com a doença. E o melhor: é dada de graça pelo governo! Então aproveite a campanha de vacinação contra a rubeola e leve seu filho para ser protegido e aproveite para se vacinar também caso não tenha tido contato com a doença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário